Dicas




Você é daqueles que passa horas estudando e quando chega ao final parece que não aprendeu nada? Pois é, muitos alunos me relatam isso. Por isso hoje vou passar várias dicas para estudar e aprender mais fácil
São dicas poderosas que vão te ajudar a aumentar significativamente seu aprendizado,melhorando sua concentração e memorização. Técnicas simples que muitos não usam e perdem de aproveitar seus benefícios.
Inclua algumas dessas dicas em seus estudos ou mesmo todas elas e você sentirá uma enorme diferença na hora de estudar e aprender. Para te ajudar vou te ensinar a colocar em prática cada uma delas.
Anote todas as dicas, elas serão muito úteis para você. Boa leitura. 

#01 – Ensine outras pessoas.

ensine-outras-pessoas
Essa é uma lição que eu aprendi tarde e que modificou meu aprendizado, quem ensina aprende mais. Muitas pessoas ainda sentem vergonha ou mesmo por egoísmo se recusam a ensinar os outros, essas pessoas não sabem o que estão perdendo.
Pense nisso.
Eu sempre estou escrevendo aqui no estudareaprender.com que é preciso colocar em prática tudo o que aprender para assim conseguir memorizar melhor um conteúdo, então qual a melhor maneira de colocar em prática?
Ensinando outras pessoas!
Então se você ainda tem algum tipo de preconceito em ensinar os outros ou mesmo pensa de maneira egoísta “Eu não vou ensinar meu concorrente” Saiba que ao ensinar é você quem mais ganha.
E tem mais.
Eu aprendi que ensinando minhas ideias começavam a clarear mais, organizando a informação e melhorando minha compreensão. Isso porque verbalizar e raciocinar antes de falar ou ensinar, ajuda na memorização.

Dica prática: Faça mini aulas.

Junte amigos e colegas que estão estudando para o mesmo concurso, ENEM ou prova e fale a eles que você quer preparar mini aulas sobre conteúdos que eles estão com dificuldade.
Escolha um tema e estude o suficiente para ensinar alguém, você irá perceber como você conseguirá memorizar o conteúdo com facilidade e como isso vai te ajudar.
Não se preocupe, não precisa ser uma super aula, afinal são seus amigos e colegas, procure ajudar eles da sua maneira. Além de eles saírem ganhando com uma ajuda extra, você também estará se desenvolvendo.

#02 – Descubra qual seu horário de maior produtividade nos estudos.

descubra-seu-horario-de-estudo-produtivo
descubra-seu-horario-de-estudo-produtivo
Todo mundo tem um horário onde o rendimento é maior, eu, por exemplo, aprendo muito mais no período da manhã, minha concentração e energia me ajudam a aprender com mais facilidade nesse horário.
Descobrir seu horário mais produtivo irá te ajudar a aprender com muito mais facilidade, afinal, não adianta você brigar consigo mesmo. Se durante a manhã você é muito sonolento esqueça e estude outra hora.
É obvio que nem todos tem esse previlégio, para alguns só é possível estudar a noite, nesses casos recomendo desenvolver um hábito de estudos para acostumar com a rotina de estudo noturno, é mais complicado, mas é possível.

Dica prática: Como descobrir seu horário mais produtivo?

A melhor maneira de descobrir seu horário mais produtivo é estudando em diversos horários. Pois você precisa verificar como fica sua concentração e memorização nesses horários.
Você pode fazer anotações ao perceber que em um determinado horário seus estudos renderam mais, e também anotar quando sua concentração estava menor. Fazendo isso você conseguirá determinar seu melhor horário para aprender.

#03 – Pratique o que aprende.

pratique-o-que-voce-aprendeupratique-o-que-voce-aprendeu
Tive caso de vários alunos que diziam para mim que estavam estudando 5 horas por dia. Daí eu perguntava “ok e quanto tempo você passa resolvendo questões?” A resposta era sempre “como assim? Eu preciso resolver?”.
É lógico!
Do que adianta você passar horas e horas na teoria se você não praticar o que aprende. Eu já escrevi como o cérebro aprende e mencionei que para que uma informação não seja descartada é importante que ela seja útil, e a melhor maneira de fazer isso é respondendo questões e provas antigas.
Então você pode chegar para mim e dizer, “mas Prof. Piccini eu estudo com mapas mentais, resumos e esquemas e isso já não é o suficiente?”. É muito bom que você use essas técnicas, mas elas ganhariam ainda mais força se você respondesse questões.
Faça uma pergunta a alguém e automaticamente o cérebro dessa pessoa irá parar todas as atividades para se concentrar em responder a pergunta. Essa concentração é a grande sacada para que o aprendizado se torne ainda mais poderoso.

Dica prática: Sempre resolva questões e provas antigas.

Deixe separado em seu computador ou caderno várias questões sobre o que você está estudando e regularmente veja essas questões e as responda. Isso irá te ajudar a colocar em prática o que aprende.
Além disso, questões são ótimas para avaliar seu conhecimento e saber se você está realmente aprendendo o que está estudando. Caso você perceba que não está acertando, pode ser um momento de reforçar os estudos naquele conteúdo.

#04 – Tenha objetivos definidos para estudar e aprender.

tenha-objetivos-para-estudar
tenha-objetivos-para-estudar
De que adianta você estudar se você não sabe para o que você está estudando. Esse erro é bem comum e faz uma diferença muito grande na hora de aprender.
Estudantes e concurseiros se esquecem de definir seus objetivos e metas para estudar e com isso acabam tornando o aprendizado ineficaz, pois muitas vezes estudam conteúdos que não são úteis para seu objetivo.
Imagine o seguinte cenário.
Seu cérebro é uma máquina que consome muita energia, então qualquer atividade sem utilidade ou sem uma recompensa acaba sendo inútil e por isso ele deixa de executar.
Portanto se você estuda sem objetivo, seu cérebro entende que a atividade de estudar não tem utilidade, logo não é necessário concentração nem memorizar o conteúdo, afinal não será utilizado para nada.
Quando você estabelece objetivo, você envia uma mensagem ao cérebro, algo como “fique em alerta, pois estou fazendo uma atividade importante” com isso seu cérebro assimila e compreende melhor uma informação para estudar.

Dica prática: Crie objetivos para estudar.

Se você ainda não tem objetivos definidos para estudar, faça uma pausa e pense bem a respeito, então deixe bem claro quais são seus objetivos ao estudar, isso irá te ajudar muito a aprender mais fácil.
Se quiser pode escrever seu objetivo em um folha e colar em um mural ou em um lugar onde você o veja com facilidade, assim estará sempre lembrando o porque você está se dedicando aos estudos.
Faça isso e você terá um melhor desempenho em seu aprendizado.

#05 – Faça atividades físicas para liberar a mente criativa.

faca-atividades-para-aprender-mais-facilfaca-atividades-para-aprender-mais-facil
Eu vivo alertando meus alunos e escrevendo aqui no site a importância das atividades físicas para o aprendizado, a concentração e a memorização. Mas ainda assim existem estudantes que continuam sem praticar atividades físicas.
Recentemente pesquisadores publicaram um estudo na British Medical Journal, mostrando os efeitos benéficos do exercício no cérebro. De acordo com a pesquisa 10 a 40 minutos de atividade física aumentou significativamente a concentração e o foco mental. Devido ao aumento do fluxo sanguíneo no cérebro.
Segundo o psiquiatra de Harvard Dr. John Ratey:
“Estes resultados fornecem evidências adicionais de que fazendo cerca de 20 minutos de exercício, pouco antes de um teste ou um discurso seu desempenho se torna melhor”
As evidências estão ai para você parar de inventar desculpas e começar a fazer uma atividade física logo. Pense nos resultados que você pode ter em seus estudos e em quanto sua saúde pode ganhar com isso.

Dica prática: Tenha uma rotina de exercícios.

Você não precisa se tornar um atleta para começar a ter um melhor desempenho nos estudos com exercícios físicos. Pode começar aos poucos e devagar, o importante é exercitar-se.
Escolha um horário do dia, pode ser de manhã ou à tarde e faça uma caminha de 10 a 40 minutos. Pronto, isso já vai ser o suficiente para melhorar a oxigenação em seu cérebro, melhorando o desempenho em seu aprendizado.

#06 – Tome um banho para relaxar e se concentrar melhor.

tome-banho-para-relaxar-e-aprendertome-banho-para-relaxar-e-aprender
Acho que essa dica muitas pessoas vão adorar, principalmente se forem como eu que adoro tomar banho. Eu acho o banho muito revigorante, pode ser quente ou frio, tanto faz.
Mas tanto o banho frio quanto o quente tem suas diferenças. E cada um pode ser utilizado para um fim específico, principalmente no caso de estudar. Veja as diferenças:
  • Banho frio: Estimulante e revigorante, o banho frio deve ser usado em caso de desanimo e desmotivação. Um bom banho frio deixa sua mente alerta e pronta para estudar e trabalhar.
  • Banho quente: Altamente relaxante, esse banho é ideal para casos de stress, onde sua mente está inquieta e você não consegue se concentrar. Um banho quente irá te relaxar e deixar sua mente em um estado de aprendizado.
Um dos motivos do banho quente fazer bem ao cérebro está ligado às doses de dopamina que são liberadas enquanto você toma o banho. A dopamina é responsável pela sensação de prazer no cérebro e também auxilia no aprendizado e memorização.
Por isso que tomar um bom banho irá te ajudar muito a aprender com facilidade.

Dica prática: Tome um banho antes de seus estudos.

Se você estiver se sentindo muito desanimado, sem vontade de estudar, tome um banho frio para se energizar e deixar sua mente em estado de alerta. Com isso você conseguirá começar seus estudos e ainda aprender com facilidade.
Mas caso você esteja com a mente confusa e sem concentração um banho quente irá te ajudar a relaxar sua mente e corpo, fazendo com que sua concentração seja muito maior e seus estudos tenham muito mais resultado.

#07 – Evite o stress, ele prejudica seu aprendizado.

evite-o-stress-atrapalha-estudoevite-o-stress-atrapalha-estudo
Um dos maiores inibidores do aprendizado e da memorização é o stress.  Além de prejudicar seu corpo, seus estudos se tornam completamente inúteis quando o stress está alto.
Um cérebro que está muito estressado produz grande quantidade de cortisol, o que impede que seu cérebro se concentre e memorize um conteúdo. Portanto se você estiver estressado e lendo algo, saiba que sua mente não irá memorizar nada.
Portanto.
Se você perceber que está muito estressado é melhor nem começar sua sessão de estudos, pois será apenas perca de tempo, é melhor primeiro procurar maneiras de relaxar a mente e deixá-la em um estado ideal de aprendizado. (O correto é perda de tempo, um obrigado ao leitor Denilson Paulo pela observação.)

Dica prática: Como reduzir o stress para estudar.

Se você estiver muito estressado experimente tirar uma pequena soneca ou tomar um banho quente para relaxar. Como foi mencionado na dica anterior o banho quente libera dopamina, que é excelente para combater o stress.
Tem dias onde o stress é grande, recomendo que em dias como esse você descanse bem, não adianta forçar seu organismo isso apenas irá gerar mais stress, tomar um chá quente de camomila também ajuda muito 😉 Deite e durma, vai te fazer bem.

#08 – Seja persistente em seus estudos.

seja-persistente-em-seus-estudosseja-persistente-em-seus-estudos
A falta de persistência nos estudos é que mais dificulta o aprendizado de estudantes e concurseiros. Isso porque o aprendizado é construído pouco a pouco e se você para por muito, você perde o que aprendeu.
Então anote.
Para aprender mais fácil estude todos os dias. Pode ser que você tenha um contratempo ou outro, tranquilo isso é normal, desde que no dia seguinte você volte a estudar.
O que não pode é você ficar dias sem estudar, ou fazer com muito estudantes que começam bem, no dia seguinte desanimam e só voltam a estudar um dia anterior a prova. Se você estiver fazendo isso pare!

Dica prática: Estude todos os dias.

Se você estiver tendo dificuldade de estudar todos os dias, recomendo você desenvolver um hábito de estudos. O hábito de estudar todos os dias vai impedir que você perca o conteúdo que você aprendeu.
Eu escrevi um artigo bem completo ensinando a desenvolver o hábito de estudos, com ele você será capaz de começar a estudar todos os dias e com isso seu aprendizado irá se tornar muito mais fácil.

#09 – Estude em grupo.

estude-em-grupoestude-em-grupo
Você é daqueles estudantes que não conseguem ficar muito tempo sentado estudando sozinho? Então para você eu recomendo um grupo de estudos, assim você irá aprender mais fácil.
Cada pessoa aprende de uma forma, e para alguns é difícil passar várias horas estudando sozinho. Isso torna o aprendizado dessa pessoa muito difícil, pois com o tempo o tédio impede a concentração.
É obvio que você terá que passar algumas horas estudando sozinho, pois não conseguirá sempre estudar em grupo. Mas mesmo assim é possível juntar algumas vezes.

Dica prática: Monte um grupo de estudos

Combine com amigos e colegas que estão estudando para mesma prova ou concurso que você e estude em grupo. Vocês podem aproveitar para um ajudar o outro.
O mais importante em grupos de estudos é que todos estejam realmente engajados em aprender, evitem durante um grupo discutir coisas que não tenham a ver com o conteúdo.
Depois que vocês estudarem podem tirar um tempo para bater um papo à toa, mas primeiro o mais importante, estudar.

#10 – Escreva para aprender mais fácil.

escreva-para-aprender-mais-facilescreva-para-aprender-mais-facil
Nos últimos anos a tecnologia tomou conta de tudo, e muitos estudantes trocaram o lápis pelo teclado e pelo celular. Ok, isso é um avanço, eu mesmo sou um entusiasta da tecnologia, só que escrever com caneta e lápis ainda é muito útil.
A neurologista Judy Willis é uma das defensoras do uso da escrita com lápis e caneta. Segundo ela a escrita desenvolve a criatividade e a expressão pessoal. Ambas ajudam no raciocínio cognitivo.
A escrita em ferramentas tecnológicas também possui suas qualidades, porém a escrita cursiva facilita muito mais o aprendizado. Pois escrever envolve mais áreas do cérebro, e quanto mais áreas você envolve na aprendizagem, mais fácil fica a memorização.

Dica prática: Escreva, escreva e escreva…

Se você está estudando você precisa escrever bastante. Faça resumos, mapas mentais, grifos, anotações em livros, o que desejar, mas use seus lápis, canetas, canetinhas sem moderação.
Quanto mais escrever, mais fácil se tornará seu aprendizado. Por isso sempre que puder escreva. Além disso, a escrita irá te ajudar a organizar melhor seu raciocínio e também te preparar para as redações que você possa ter que fazer em provas e concursos.

Agora é sua vez!

Bem, neste  artigo foi passado as melhores dicas para você aprender com facilidade.
É obvio que ainda existem várias técnicas, macetes e formas de facilitar seu aprendizado, mas o que você recebeu aqui já o suficiente para transformar sua maneira de estudar.
Mas não adianta nada você apenas ler esse artigo e não colocar em prática o que aprendeu. Lembre-se da dica #03, e comece a gora mesmo a escolher as dicas que você irá usar em seus estudos.
     Uma ajudinha:
  1. Escolha uma dica para usar em seus estudos, e comece a usá-la hoje mesmo.
  2. Conte-me qual dica você gostou mais e como pretende usar. Deixe um comentário, sua participação é importante :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário