A Escola Secundária Polivalente
Pedro Corsino de Azevedo é um estabelecimento educativo, público, com autonomia
própria, sob orientação e tutela do Ministério da Educação, fica localizada na
ilha de São Nicolau, cidade do Tarrafal. Recentemente recebeu a sua autonomia,
uma vez que era anexo da Escola Secundária Dr. Baltazar Lopes da Silva desde o
ano letivo 2008-2009, com o tempo foi melhorando no aspeto físico e com a
criação de cinco novas salas foi possível reunir no mesmo espaço todos os
alunos. Devido aos novos desafios que a educação impõe na melhoria da qualidade
de educação que se assenta nos recursos humanos, patrimônio e recursos
financeiros, sendo então necessário cada vez mais capacitar os professores para
os novos desafios.
Nos anos subsequentes à autonomia
trabalhou-se intensivamente na identificação da escola e na melhoria das
condições pedagógicos e de ofertas formativas para o ensino secundário. Sendo
que a escola passou a contar até os finais do ano letivo 2014- 2015 com todas
as áreas de oferta formativa para o terceiro ciclo e todas as salas
apetrechadas com o Programa Mundo Novo.
No passado mês de Julho recebeu o seu novo
edifício que ocupa uma área de 10.466 metros quadrados e foi financiada pelo
Fundo Kuwait e Saudita e pelo Governo de Cabo Verde, no valor global 250.000
mil contos cabo-verdianos.
Esta
infraestrutura educativa possui no total 10 salas de aula, 2 salas
profissionalizantes, 5 laboratórios (de Informática, Desenho, Ciências Naturais
e Química, Física e Artes Plásticas), um bloco Administrativo, constituído por
uma ampla secretaria, 3 salas de coordenação pedagógica, 1 cantina, sala de Diretor,
sala de Reuniões, Gabinete para elementos da equipa de Direção, Arquivo, 1
Auditório com capacidade para 235 pessoas sentadas, 1 Biblioteca ampla e, conta
ainda, com um polivalente devidamente equipado e iluminado.
A Escola Secundária Polivalente
Pedro Corsino de Azevedo, recebe em média meia centena de alunos por ano,
oriundos de diversas localidades do município uma vez que é a única instituição
do ensino secundário do mesmo.
Os alunos são oriundos de
famílias diversas, sendo a maioria monoparental também com longo percurso de
transporte, que implica custos avultados, e permanecerem durante largas horas (média
de 7/8 horas diárias) sem fazer uma única refeição diária. Pensamos tratar de
um problema de saúde escolar, pois muitos destes alunos não têm o rendimento
necessário e demonstram pouco aproveitamento no fim do ano letivo.
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