Nossa História




A Escola Secundária Polivalente Pedro Corsino de Azevedo é um estabelecimento educativo, público, com autonomia própria, sob orientação e tutela do Ministério da Educação, fica localizada na ilha de São Nicolau, cidade do Tarrafal. Recentemente recebeu a sua autonomia, uma vez que era anexo da Escola Secundária Dr. Baltazar Lopes da Silva desde o ano letivo 2008-2009, com o tempo foi melhorando no aspeto físico e com a criação de cinco novas salas foi possível reunir no mesmo espaço todos os alunos. Devido aos novos desafios que a educação impõe na melhoria da qualidade de educação que se assenta nos recursos humanos, patrimônio e recursos financeiros, sendo então necessário cada vez mais capacitar os professores para os novos desafios.
Nos anos subsequentes à autonomia trabalhou-se intensivamente na identificação da escola e na melhoria das condições pedagógicos e de ofertas formativas para o ensino secundário. Sendo que a escola passou a contar até os finais do ano letivo 2014- 2015 com todas as áreas de oferta formativa para o terceiro ciclo e todas as salas apetrechadas com o Programa Mundo Novo.   
 No passado mês de Julho recebeu o seu novo edifício que ocupa uma área de 10.466 metros quadrados e foi financiada pelo Fundo Kuwait e Saudita e pelo Governo de Cabo Verde, no valor global 250.000 mil contos cabo-verdianos.
Esta infraestrutura educativa possui no total 10 salas de aula, 2 salas profissionalizantes, 5 laboratórios (de Informática, Desenho, Ciências Naturais e Química, Física e Artes Plásticas), um bloco Administrativo, constituído por uma ampla secretaria, 3 salas de coordenação pedagógica, 1 cantina, sala de Diretor, sala de Reuniões, Gabinete para elementos da equipa de Direção, Arquivo, 1 Auditório com capacidade para 235 pessoas sentadas, 1 Biblioteca ampla e, conta ainda, com um polivalente devidamente equipado e iluminado.

A Escola Secundária Polivalente Pedro Corsino de Azevedo, recebe em média meia centena de alunos por ano, oriundos de diversas localidades do município uma vez que é a única instituição do ensino secundário do mesmo.


Os alunos são oriundos de famílias diversas, sendo a maioria monoparental também com longo percurso de transporte, que implica custos avultados, e permanecerem durante largas horas (média de 7/8 horas diárias) sem fazer uma única refeição diária. Pensamos tratar de um problema de saúde escolar, pois muitos destes alunos não têm o rendimento necessário e demonstram pouco aproveitamento no fim do ano letivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário